Grupo de teatro

UNIVERSO HUMUS (a) corda

O “Grupo HUMUS de Teatro” foi criado a partir das oficinas de Teatro do Projeto “Viva Arte Viva” da Associação dos Amigos das Artes de Brasília Brasil – AMABRA, com o objetivo de aprimorar os trabalhos visando a profissionalização dos componentes.

A palavra HOMEM vem do latim HUMUS, referindo-se àquela camada orgânica do solo que a enriquece. De alguma forma, o homem é esse ser em potencial que nutre a vida de cores, de imaginação, símbolos e possibilidades.

O processo de criação do HUMUS ocorre naturalmente com muito trabalho, pesquisa e criatividade para a produção e realização de novos espetáculos, onde o importante é diversificar as linguagens e agradar a todos. Em todos os trabalhos, o grupo tem realizado intensivas estudos sobre o contexto histórico, político e cultural da época em questão.

Criado em 2009, o grupo convidou a atriz e diretora de teatro Ada Luana para dirigir o grupo e coletivamente montou a peça “Cuide-se” – uma livre adaptação de cenas escolhidas das peças “Closer” de Patrick Marber, “A Cantora Careca” de Eugène Ionesco e “A importância de ser Prudente” de Oscar Wilde, este espetáculo traz o amor em três estágios de um relacionamento a dois: início, meio e fim. A peça mistura drama e comédia e algumas cenas “solos” criadas pelos atores para contar ao espectador algumas histórias de amor, ou o que sobrou delas. Espetáculo apresentado em 2009 e 2010 no Centro Cultural Brasília – CCB e no Teatro Galpão – Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul.

Em 2011, o grupo convidou a atriz Lorena Vilela para dirigir o processo criativo da peça “(A)Corda” – uma adaptação livre inspirada nas comédias Dell`arte de Molliére usando os arquétipos da peça “O médico Volante”. O trabalho consegue transpor o tempo, trazendo criticas e problemas existentes nos dias de hoje e ainda mistura comédia, drama, fantasia e realidade dentro de vários pensamentos filosóficos e questionadores da mente humana. Projeto aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF/SEC/DF e realizado apresentações nas cidades de Brasília/DF, Taguatinga/DF, Ceilândia-DF, Núcleo Bandeirante/DF, Santa Maria/DF, Planaltina/DF, Teófilo Otoni/MG e Arraias /TO.

Atualmente o grupo está em processo de remontagem da peça “Cuide-se” para diversas apresentações dirigidas ao público adulto, visando angariar recursos para montagem de uma peça infantil (será publicada em breve, aguardem…).

As peças “A)Corda” e “Cuide-se” estão disponíveis para apresentações, entre em contato conosco e agende.

https://www.facebook.com/humusdeteatro?fref=ts

301484_281042021906991_63930664_n

Grupos de Teatro

Deixe uma resposta

Texto antes de

Comentar
Nome*
Email*
Website*