Orquestra Filarmônica de Brasília para Crianças

O projeto “Orquestra Filarmônica de Brasília para Crianças”, foi constituído a partir da necessidade de oferecer ao público infantil um repertório especial exclusivamente criado para contemplar essa faixa etária com o espetáculo “Pedro e o Lobo – Cirandas e Aquarelas”.

O projeto é um poderoso instrumento para educar, ampliar e integrar o universo cultural de cada criança, melhorando o exercício da cidadania, e levando o aprendizado e interação artístico-cultural principalmente às diversas estratificações sociais da população que porventura não possuam meios de acesso a tais manifestações.

A primeira parte do programa é composto da obra “Pedro e o Lobo”, de autoria do compositor russo Serguei Prokofiev, foi estreado em moscou em 1936, é um conto musical narra as peripécias de um menino caçador, introduzindo ao público infantil de maneira lúdica e interessante os elementos da orquestra sinfônica, na medida em que cada personagem da estória é representado por um instrumento ou uma família de instrumentos.

A segunda parte o repertório é “Cirandas e Aquarelas” com arranjos especialmente elaborados pelo maestro Joaquim França. Nessa parte, os bailarinos do “Grupo de Dança Viva Arte Viva de Brasília” com a supervisão e coreografia das professoras de dança do projeto, estarão em sincronia com os arranjos sinfônicos adaptadas de músicas que representam o folclore brasileiro, como as cantigas de roda ciranda-cirandinha, fui no tororó, o cravo brigou com a rosa, boi da cara preta e atirei o pau no gato e fechando o repertório com a execução das Aquarela de Toquinho e Aquarela do Brasil de Ari Barroso, nesses arranjos o maestro explora a beleza dos timbres e a riqueza de sons dos instrumentos de uma orquestra no formato sinfônico.

São 50 minutos de execução artística musical utilizando atores, bailarinos e músicos num espetáculo único de entretenimento lúdico.

Agende o espetáculo “Pedro e o Lobo – Cirandas e Aquarelas” para sua escola, entre em contato conosco.